domingo, 11 de outubro de 2009

O Twitter - Ferramenta Para O Comércio Eletrônico

Twitter, a grande onda da internet nos últimos tempos, é um serviço global que mescla rede social com microblog. Alguns dizem que o Twitter não passa de um modismo passageiro, outros afirmam que o Twitter chegou para mudar para sempre os hábitos de comunicação das pessoas e das empresas. Eu sou um daqueles que acredita que o Twitter veio para ficar.

Segundo dados divulgados pelo Ibope Nielsen Online, o número de usuários do Twitter no Brasil aumentou de 344 mil em fevereiro para 677 mil no mês de março, 96,8% a mais.

A pesquisa revela que o serviço é mais utilizado pelos homens, responsáveis por 69% da audiência. A idade dos usuários predominante é de 35 a 49 anos, seguidos de 18 a 24 anos.

O tráfego internacional do Twitter também aumentou, foram 700% em um ano, com cerca de 9 milhões de usuários em todo o mundo em fevereiro deste ano, segundo dados da com Score. Só nos Estados Unidos o número de visitas no microblog subiu 131% em março de 2009, chegou a 9,3 milhões de acessos. Sem dúvida alguma o Twitter é um sucesso no Brasil e no mundo. Mas como usar essa poderosa ferramenta de marketing a favor do seu comércio eletrônico?

Aqui vão algumas dicas "básicas" sobre como aumentar o número de seguidores do seu perfil no Twitter:

1. Tenha uma mini-biografia real no seu perfil. Invista tempo para criar uma mini-biografia para o seu perfil no Twitter que explique quem é o seu público alvo e o que você oferece. Exemplo: ao invés de usar palavas chaves na sua mini bio sobre produtos que você vende tal como "Loja de Calçados, bolsas, acessórios, bijuterias"; fale sobre o seu público alvo e o valor que você traz, "Roupas e acessórios sofisticados para mulheres modernas".

2. Inclua links para a sua loja. Quando twittar, linke os tweets (posts no Twitter) para páginas específicas do seu comércio eletrônico.

3. Siga os outros. Siga os clientes que mais compram, siga as pessoas que mais fazem resenhas de produtos no seu web site, siga os formadores de opinião.

4. Retweet posts relacionados a sua indústria ou interesse dos seus clientes. Um Retweet é quando você republica no seu perfil no Twitter um post publicado no perfil de outra pessoa.

5. 20 Tweets por dia. Qual é o número mágico de tweets (posts) que você deve ter por dia? Ninguém sabe ao certo. Defina um número mágico e observe a reação dos seus seguidores. Sugestão para comércio eletrônico = 20 tweets por dia.

6. Se possível, permita que mais de um funcionário da sua empresa publique posts no Twitter. As diferentes cabeças pensantes vão trazer uma maior diversidade para o seu perfil no Twitter.



Agora, quais assuntos um comércio eletrônico deveria abordar no seu Twitter?

1. Você pode usar o Twitter para comunicar as promoções de produtos na sua loja.
2. Você pode usar o Twitter para mostrar fotos e vídeos de clientes usando os produtos que compraram na sua loja.
3.Você pode usar o Twitter para conversar com os clientes da loja, fazendo pesquisas de satisfação ou enquetes sobre novos produtos.
4. Você pode usar o Twitter para oferecer dicas rápidas sobre como usar os produtos que você vende.
5. Você pode usar o Twitter como central de atendimento ao cliente ou suporte técnico, postando no Twitter respostas para problemas eventuais que os clientes possam ter, ou com links para a solução completa no seu web site.
6. Você pode usar o Twitter para oferecer descontos especiais para quem retweet os seus tweets.
7. Você pode usar o Twitter para convidar pessoas para participar de eventos presenciais.
8. Você pode usar o Twitter para aproximar as pessoas que tem interesse pela sua empresa.

Enfim, o Twitter é uma poderosa ferramenta de marketing para o comércio eletrônico. É altamente recomendável que você adote o Twitter no seu mix de comunicação o mais rápido possível.

Confira algumas lojas de comércio eletrônico brasileiras que estão no Twitter:

http://www.tweetquerobeijoboticario.com.br/
http://twitter.com/novo_submarino
http://twitter.com/Fast_Shop
http://twitter.com/casasbahia

Quando você começa a Twittar? Acesse www.twitter.com e divirta-se.

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