segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Formas de Pagamento Terceirizadas Em Lojas Virtuais

Ultimamente existe uma modalidade de pagamento que vem ganhasdo cada vez mais espaço na Internet brasileira, repetido uma trajetória muito bem sucedida no exterior, as formas de pagamento alternativas ou terceirizadas. São empressa que disponibilizam uma forma de pagamento em que elas atuam como intermediadoras das transações. Dessa forma o cliente faz a compra na sua loja virtual, paga a essas empresas e elas repassam este pagamento a sua loja virtual mediante a uma taxa de processamento ou percentual sobre o valor da venda no caso de operações com cartões de crédito. A exemplo do que já vem fazendo a muito tempo no exterior a PayPal, a UOL entrou neste mercado com o sistema PagSeguro e o grupo Buscapé contra atacou com o sistema Pagamento Digital. Cada um com suas características próprias, mas essencialmente trabalhando da mesma forma, inclusive porque estão concorrendo diretamente, os dois sistemas proporcionam algumas vantagens bem interessantes para que está começando no mundo do comércio eletrônico.

O sistema possui algumas vantagens que devem ser consideradas na hora de escolher uma forma de pagamento como essas. As taxas de comissionamento no caso de cartões de crédito são maiores do que as cobradas pelas administradoras de cartões diretamente, mas em compensação o custo de instalação, manutenção e o prazo são muito mais interessantes. Para ter um cartão de crédito homologado por uma operadora como a Visa ou Master por exemplo, você precisa solicitar uma visita do representante deles, preencher uma papelada, submeter o seu site a aprovação deles, contratar um sistema de SSL e atender a outras exigências, nem sempre coerentes, impostas pelas operadoras. Depois disso tudo, você ainda paga uma taxa mensal de manutenção, usando ou não o serviço, para ter este tipo de pagamento em sua loja e ainda está exposto às fraudes na Internet ou pessoas inescrupulosas que fazem compras e depois reclamam junto às administradoras dizendo não ter feito aquela compra. Adivinha quem fica com o prejuízo? Você é claro.

As Vantagens Dos Sistemas Alternativos

Os meios de pagamento alternativos tem uma série de vantagens. Não existe taxa de adesão ou manutenção mensal e a inscrição nesses sistemas não demora mais do que 10 minutos preenchendo um cadastro na Internet. Você pode fazer qualquer tipo de operação de venda sem que seja necessário a contratação de um sistema de SSL em seu site, pois as transações são feitas diretamente no ambiente das processadoras que já contam com o SSL. O tempo de implantação é muito rápido, pois basta você inserir seus códigos de acesso no sistema de loja virtual e pronto, já pode começar a vender. Os prazos de parcelamento por cartões de crédito podem ser de até 12 vezes no cartão, o que dificilmente alcança seis vezes quando você usa o sistema direto da administradora de cartões. Finalmente, mas não menos importante, o prazo de pagamento é bem menor do que o praticado pelas administradoras, que demoram de 35 a 45 dias para fazer a transferência dos recursos para a sua conta.



Para maiores informações sobre estes sistemas visite os sites das empresas que os disponibilizam listados abaixo.

PagSeguro UOL - http://www.pagseguro.com.br/
Pagamento Digital - http://www.pagamentodigital.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário